A Equipe


A Black Bee Drones é a primeira equipe acadêmica do Brasil que desenvolve aeronaves não tripuladas capazes de realizar missões complexas que requerem alto nível de inteligência artificial. Atualmente, é formada por 38 estudantes da Universidade Federal de Itajubá dos mais variados cursos de graduação, sendo eles engenharia ambiental, eletrônica, mecânica, de controle e automação, de produção, e do curso de ciência da computação.

A equipe já participou de dois campeonatos mundiais, sendo um na China e outro na Alemanha, onde a equipe conquistou a terceira colocação na competição outdoor e recebeu uma menção honrosa por ser a única equipe formada apenas por graduandos, sendo as demais formadas somente por mestrandos e doutorandos. Nas competições realiza provas que simulam procedimentos de emergência, como mapeamento de território, localização de vítimas, coleta de água, combate a incêndio, entrega de pacotes, perseguição a um veículo e entre outras, tudo autonomamente, ou seja, sem ser pilotado. Como a participação exige alto grau tecnológico, a Black Bee é uma das pioneiras no uso de inteligência artificial embarcada em drones, permitindo ao mesmo aprender e tomar decisões em pleno voo.

Apesar de nova, a equipe já é referência quando o assunto é drones, sendo por duas edições seguidas expositora na Campus Party, a maior feira de tecnologia do Brasil, ficando entre os três melhores projetos, dentre os 40 concorrentes na Campus Future em janeiro de 2017.




Um outro grande evento em que a equipe é destaque é a DroneShow, maior feira de drones da América Latina, onde em 2017, na sua segunda participação, a Black Bee foi expositora, palestrante, participou de debates e fez demonstrações com seus drones autônomos. A equipe também foi premiada em três categorias no evento: “Melhor instituição de ensino e pesquisa” com a UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá, “Melhor Projeto de Tecnologia e Educação - Aplicações de drones autônomos no auxílio a acidentes situações emergenciais” e “Profissional do ano no setor dos drones” com o capitão geral João Pedro Rufino Alves.

A equipe tem despertado grande interesse da mídia, concedendo entrevistas para programas de TV como: Bom dia Brasil e EPTV 1ª e 2ª edições (Globo Minas), Jornal da Gazeta (TV Gazeta), Olhar digital (Sony e Axn) e Balanço Geral MG (Record); sites como: CNPq e Fupai; páginas importantes como: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; e de mídias impressas como: Época Negócios e Folha de São Paulo.



Em maio de 2017 a SAE BRASIL e a Black Bee Drones organizaram a primeira competição de drones inteligentes do país. Nossa equipe, além de ser juiz, fiscal, auxiliar no andamento da competição e na formulação das regras, ministrou três cursos de 24 horas no RJ, SP e MG, para capacitar os professores e alunos dos colégios participantes. A competição foi um sucesso e envolveu 12 colégios do ensino médio técnico de diferentes regiões e ocorreu no campus da UNIFEI em Itajubá – MG.



A Black Bee também cumpre com sua responsabilidade social, realizando projetos sociais e participando de ações que envolvem a comunidade como o “Bota Pra Fazer”, “Natal dos Correios” entre outros. Em parceria com a prefeitura do Campus de Itajubá, a equipe mapeou toda a universidade para localizar possíveis focos de Aedes Aegypti. A equipe também já prestou consultoria para órgãos como a Polícia Civil, para a utilização de drones na perícia de crimes ambientais.

A equipe desperta grande interesse entre os próprios alunos da UNIFEI, recebendo em seu último processo seletivo quase 200 inscrições para cerca de 20 vagas. O workshop realizado também foi um sucesso, esgotando todos os lugares do auditório.


Esse ano a equipe irá novamente participar da IMAV Competition, o campeonato mundial da categoria, que acontecerá de 18 a 21 de setembro em Toulouse, na França. Como os recursos provenientes da universidade não são suficientes para manter o projeto e participar da competição, a Black Bee Drones depende do apoio de parceiros e patrocinadores.

Seja um Parceiro ou Patrocinador desse projeto premiado internacionalmente e que tem incentivado a criação de novas equipes e disseminado a tecnologia de drones inteligentes por todo o nosso país.

Conheça nossas sub-equipes